77web
O que é o Pix e como ele vai mudar o sistema de pagamentos brasileiro

O que é o Pix e como ele vai mudar o sistema de pagamentos brasileiro

O ano de 2020 é, definitivamente, um ano que não será bem visto no futuro. A pandemia do coronavirus trouxe uma nova realidade ao mundo. A velocidade com que vivemos nosso dia a dia foi alterada, obrigando milhões de pessoas a se readequarem em suas vidas pessoais e profissionais.

Mas no meio de tantas mudanças, uma delas com certeza vai melhorar, e muito, a maneira como nos relacionamos com nosso dinheiro. O Pix é uma ferramenta recém lançada pelo Banco Central do Brasil. Ele é, basicamente, um sistema de pagamentos em tempo real, que tem como objetivo principal, agilizar as transações financeiras.

O que hoje ocorre por meio de TEDs, DOCs, boletos ou cartões de crédito, poderá ser feito através de um meio de pagamentos instantâneo, onde o pagador envia o dinheiro para o recebedor, sem ter de esperar horas ou mesmo dias para o dinheiro efetivamente cair na conta. Tudo feito através de um smartphone ou computador, pela internet.

Ainda que hoje existam diversos bancos digitais que já facilitaram as transações, o Pix veio para implementar, definitivamente, uma nova era na tecnologia financeira. Esperar para pagar e receber é coisa do passado. Se conseguimos nos comunicar em tempo real, por que não conseguimos enviar e receber dinheiro da mesma maneira?

Essa busca por dinamizar os meio de pagamento vai de encontro ao conservadorismo dos grandes bancos nacionais. A inovação e a introdução da tecnologia no mercado bancário se deu muito mais pelos bancos digitais, como o Nubank, do que por iniciativa dos bancos já consolidados.

Para o consumidor jovem, acostumado com a tecnologia, o Pix vem para celebrar a eficiência da internet e do mundo conectado. Para os mais velhos, acostumados a sacar, depositar, e até mesmo enviar cheques, a novidade pode não ser tão interessante, até que eles descubram o quão eficiente ela é comparada aos meios tradicionais.

Agora em outubro o cadastro do Pix começa, e em novembro ele já estará disponível para os usuários. Esperamos que o Pix dê ao ano de 2020 o dinamismo que dele se esperava, inaugurando uma nova era no meio financeiro, permitindo às pessoas que elas utilizem todos os benefícios da internet a seu favor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.